quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Estudo feito Sobre Bebedice

Estudo feito por Marilu Müller
Estudo feito Sobre Bebedice
"Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:21
DEFINIÇÃO:
Bebedice não é o uso do vinho, e sim o excesso no consumo de bebida com teor alcoólico.
A palavra usada no texto original grego é “methai”, e dá a idéia de alcoolismo causado pelo uso excessivo da bebida alcoólica. A forma plural mostra a repetição do estado de bebedeira.
Bebedice é o mesmo que embriaguez.
EXEMPLOS DE EMBRIAGUEZ NA BÍBLIA


Podemos ver o resultado triste da embriaguez na vida de dois homens.
  1. O primeiro caso relatado de abuso no uso do vinho esta na vida de Noé (Gn 9.20-27).Por estar bêbado, descobriu-se em sua tenda. O resultado de tudo foi a maldição sobre a vida de Canaã.
  2. O segundo caso está em Gn 19. 30-38, quando as filhas de Ló embebedaram ao seu pai. Ló teve relação sexual com as suas filhas e elas engravidaram, dando origem aos moabitas e aos amonitas.

ALGUNS EFEITOS DAS BEBEDICES DESCRITOS NA BÍBLIA 


A Palavra de Deus nos mostra que o uso abusivo de bebidas foi à causa da desgraça de muitas pessoas. O alcoólatra sempre esta envolvido em outros problemas, veja alguns dos efeitos das bebedices que a Bíblia relata:
  1. Pv. 23.20 mostra a pobreza como o fim para o beberrão. 
  2. Em Pv 23. 30-35 vemos como efeitos da embriaguez: repreensão e castigo(v.29 e 30), dor e morte(v.32), prostituição(v.33), perda de controle e contaminação (v.33),tontura(v.34) e perda de razão(v.35).
  3. O rei Belsazar, após beber, cometeu blasfêmia, e por isso o seu reino foi cortado ( Dn 5.1 ).
  4. Na igreja de Corinto existiam problemas relacionados com a embriaguez até mesmo durante a ceia do Senhor ( I Co 11.20,21).
  5. Em Ef 5.18 , Paulo deixa claro que a bebedice traz consigo a contenda.


O EXCESSO DE ÁLCOOL NO NOVO TESTAMENTO


No texto que estamos estudando(Gl 5.21), as bebedices são apontadas como obras da carne e, portanto, não devem fazer parte da vida do cristão. I Pe 4. 3 mostra implicitamente que as bebedices faziam parte da velha vida sem Deus.
O Novo Testamento condena o uso excessivo das bebidas alcoólicas, sendo recomendado inclusive que aquele que for chamado para o ministério não deve se entregar a este tipo de excesso ( ITm 3.3,8 ; Tt 1.7 ) , é necessário, portanto, vigilância quanto a esta questão.
EFEITOS DO EXCESSO DE ÁLCOOL NO CORPO


O álcool em quantidade exagerada causa muitos males ao corpo e a mente; o que já é suficiente para mostrar que embriagues é pecado.Entre muitos efeitos podemos mencionar:
  1. Remove as inibições naturais, estando a pessoa “à vontade” para praticar coisas aberrantes;
  2. Causa dependência e leva a outros vícios;
  3. Desajusta a família;
  4. Causa desequilíbrio emocional e distúrbios de temperamento e personalidade;
  5. acarreta problemas no fígado, estomago, circulação, etc...
Seria bom lembrar que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e, portanto, devemos cuidar muito bem dele.
CONCLUSÃO:
O Cristão não deve se deixar levar pelas bebedices, e sim, ser cheio do Espírito Santo, deve ser sóbrio e vigiar, pois o álcool pode causar sérios danos e pode estar acompanhado da prostituição, chocarrice, impurezas, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário