segunda-feira, 21 de setembro de 2015

TODOS OS PECADOS SÃO FATAIS


TODOS OS PECADOS SÃO FATAIS



TEXTO: Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Rm 5:12

O QUE É O PECADO

Pecado é qualquer ato, sentimento ou pensamento que vai contra os padrões de Deus.

Quem peca desrespeita as leis divinas, fazendo o que é errado ou injusto do ponto de vista de Deus. (1 Jo 3:4; 5:17)

" Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade". 1 Jo 3:4

"Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte". 1 Jo 5:17

Definição de iniquidade: 

  1. Tornar normal o que é pecado, não sentir culpa pelo pecado cometido, de tanto uma pessoa cometer o mesmo pecado ou coisa errada, não se arrepender pois já acha o que fez absolutamente normal.
  2. É o ato de transgredir a lei ou os bons costumes, ato de mau caratismo, sacanagem, ação que desagrade alguém ou a muitas pessoas, ato malvado, transgressão às leis.
  3. A iniquidade vem sempre associada ao cinismo, ou seja, é a prática do mau ato sem que a pessoa que o comete assuma ou reconheça aquela ação como ato errado ou cruel. 
  4. Iniquidade é o reconhecimento de normalidade em uma ação que é descabida e agressiva.

A Bíblia também fala sobre o pecado da omissão, ou seja, deixar de fazer o que é certo.         

" Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado". Tg 4:17

Nos idiomas originais da Bíblia, as palavras traduzidas “pecado” significam “errar um alvo”. Por exemplo, no Israel antigo, um grupo de soldados era tão experiente em arremesso de pedras que eles atiravam “sem errar”, ou, numa tradução literal, “sem pecar”. (Jz 20:16)

Assim, pecar é errar o alvo dos padrões perfeitos de Deus.

" Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam". Jz 20:16

Como Criador, Deus tem o direito de determinar padrões para os humanos.

" Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas". Ap 4:11

Temos de prestar contas a ele por nossas ações.

" De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". Rm 14:12


A Bíblia diz que “todos pecaram e não atingem a glória de Deus”. 
(Rm 3:23; 1 Rs 8:46; Ec 7:20; 1 Jo 1:8

" Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"; Rm 3:23

" Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, de modo que os levem em cativeiro para a terra inimiga, quer longe ou perto esteja",1 Re 8:46

" Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. 
Ec 7:20

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós". 1 Jo 1:8

O primeiro casal, Adão e Eva, não eram pecadores. Eles foram criados perfeitos, à imagem de Deus. (Gn 1:27)

" E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". Gn 1:27

Mas, quando desobedeceram a Deus, eles perderam a perfeição. (Gn 3:5, 6,17-19)

"Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela". Gn 3:5,6

" E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás". 
Gn 3:17-19

Quando tiveram filhos, eles transmitiram o pecado e a imperfeição como se fosse uma deficiência hereditária.

" Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram".
Rm 5:12

O rei Davi, de Israel, confirmou isso quando disse:

Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe". Sl 51:5.


Alguns pecados são piores do que outros


Por exemplo, a Bíblia diz que os homens da antiga cidade de Sodoma eram “maus, grandes pecadores”, e que o pecado deles era “muito grave”. (Gn 13:13; 18:20)

" Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor". 
Gn 13:13

" Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito", Gn 18:20

Veja três fatores que indicam a gravidade de um pecado.

1. Tipo de pecado. A Bíblia diz que devemos evitar pecados graves, como imoralidade sexual, idolatria, roubo, bebedeira, extorsão, assassinato e ocultismo. 
(1 Co 6:9-11;Ap 21:8)

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus". 1 Co 6:9-11

" Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte". Ap 21:8

A Bíblia mostra que esses erros graves são diferentes de pecados não intencionais, como por exemplo ações ou palavras impensadas que magoam outros. 
(Pv 12:18; Ef 4:31, 32)

" Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde". Pv 12:18

" Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo". 
Ef 4:31,32

Mas a Bíblia também mostra que não devemos minimizar a seriedade de nenhum pecado. Fazer isso pode nos levar a cometer pecados mais graves.  

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela". Mt 5:27,28


2. Motivação. Algumas pessoas cometem pecados porque não conhecem as leis de Deus. (At 17:30; 1 Tm 1:13)

"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam";
At 17:30

"A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade". 1 Tm 1:13

A Bíblia não desconsidera esses pecados. Mas mostra que isso é diferente de desobedecer de propósito às leis de Deus. (Nm 15:30, 31)

"Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao Senhor; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo. Pois desprezou a palavra do Senhor, e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela pessoa, a sua iniqüidade será sobre ela". Nm 15:30,31

Pecados propositais vêm de um “mau coração”.  Jr 16:12.

"E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não me dar ouvidos a mim".

3.  Freqüência.  A Bíblia também mostra que existe diferença entre pecar uma única vez e praticar um pecado por um longo período.

" O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia". Pv 28:13

Deus condena quem aprende o que é certo e mesmo assim ‘pratica o pecado deliberadamente’. Hb 10:26, 27.

" Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários" 
Hb 10:26,27

Quem cometeu um pecado grave talvez sinta o peso de uma consciência culpada.
Por exemplo, o rei Davi escreveu:

Pois já as minhas iniqüidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças". Sl 38:4.

Mas a Bíblia dá a seguinte esperança:

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Is 55:7.”

" E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra". 

O Adultério 

Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha. Pv 23:27

E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração. Pv 7:10

Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa. Pv 6:26

Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.  Pv 5:3

E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma Estranha?  Pv 5:20



Nenhum comentário:

Postar um comentário