segunda-feira, 21 de março de 2022

 

CONSAGRAÇÃO INCONDICIONAL

TEXTO: ROMANOS 12:1-2

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Romanos 12:1,2

INTRODUÇÃO

·         Pouco se prega, mas existem dois momentos distintos na vida cristã: SALVAÇÃO E CONSAGRAÇÃO.

·         salvação é o primeiro estágio da vida cristã. A consagração é o segundo estágio.

·         Na salvação Deus me separou em sua mente para Ele. Na consagração eu me separo voluntária e racionalmente para Deus.

·         Na salvação Jesus fez seu sacrifício na cruz por mim. Na consagração eu me ofereço como sacrifício vivo a Jesus.

·         Na salvação Cristo morreu por mim. Na consagração eu morro para Cristo afim de que Ele viva em mim.

Vamos analisar o texto e estas colocações serão confirmadas. É um texto tão rico que é impossível comentá-lo em uma única mensagem.

I – A CONSAGRAÇÃO NÃO É UMA ORDEM, MAS UM APELO, UM CONVITE

Rogo-vos, pois…” – suplicar, pedir com insistência. Deus não força a consagração. É uma decisão do coração. Se fosse uma questão de obediência, Deus teria dado uma ordem.

II – A CONSAGRAÇÃO É PARA AQUELES QUE NASCERAM DE NOVO, ISTO É, PARA OS QUE JÁ SÃO SALVOS

“Rogo-vos, pois irmãos – Toda a carta aos romanos é dirigida aos crentes da Igreja em Roma. Rm 1:7 “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos”.

Aos incrédulos o apelo é para a salvação. Mas aos crentes, aos salvos o apelo é para a consagração completa e incondicional a Cristo.

Eu me consagro não para que eu seja salvo, mas porque já sou salvo. Consagração não é condição para a salvação. A consagração me leva a experimentar a plenitude da salvação, a plenitude do Espírito Santo e a uma vida de santidade e poder.

O apelo é feito aos irmãos da Igreja, com base nisso, concluímos que alguns cristãos ainda não tinham se consagrado a Deus.

III – A GRATIDÃO ME MOTIVA A TER UMA VIDA TOTALMENTE DEDICADA A DEUS

“Rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias de Deus Paulo revela que a consagração não é causada por um senso de responsabilidade ou de dever, mas um senso de gratidão. É o que o Senhor fez e faz por mim, que me leva a consagrar tudo que sou e tudo que tenho a Ele.

Quanto maior for meu senso de gratidão a Deus, maior será minha entrega e dedicação a Ele. Quanto menor for meu reconhecimento das misericórdias de Deus na minha vida, menor será o espaço de Deus em minha vida.

IV – A CONSAGRAÇÃO A DEUS NÃO PODE SER PARCIAL, MAS ENVOLVE A TOTALIDADE DE NOSSA VIDA

“Rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus…” 

“Vosso corpo”, isto é, alma, espírito, família, patrimônio, bens, tempo, influência, cultura.

“Sacrifício vivo”, isto é, você morre para você, para seu ego, mas vive para Deus.

“Santo”, isto é, totalmente separado para o uso exclusivo do Senhor. 

“Agradável a Deus”, isto é, uma vida que dá prazer a Deus, que faz Deus sorrir.

V- A CONSAGRAÇÃO É MAIS UM ATO LÓGICO, RACIONAL DO QUE MERAMENTE EMOCIONAL

“Rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional” 

Já vi muitos crentes atenderem apelos para consagração de vidas com uma dose intensa de emoção, mas que duraram poucos dias. Deus não quer uma entrega cega, irracional, inconsciente.

Quanto mais conhecemos e reconhecemos as misericórdias de Deus e as trazemos à memória, mais racional e lógica será nosso ato de consagração ao Senhor.

2 comentários:

  1. Louvado seja Deus, que palavra maravilhosa para nosso aprendizado, Deus abençoe cada dia mais vocês meus pastores
    🙏

    ResponderExcluir