segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vencendo o Medo Que Há em Nós

Vencendo o Medo Que Há em Nós - Jo 20.19-23

“19 - Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
20 - E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. 21 - Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.22 - E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.23 - Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. João 20:19-23


1. A certeza de que Deus não nos abandonou (Jo 20.19) “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.”


  • Por maior que seja a crise, Deus está conosco, Sl 23.4. “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

2. A possibilidade de receber e experimentar a paz que só Jesus pode dar (Jo 20.19,21)


“19 - Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. 
20 - E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. 
21 - Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.”


  • O poder do Espírito capacita-nos a morrer pela causa abraçada, At 1.8. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

5. A disposição de um coração pronto a perdoar (Jo 20.23) 

“Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.”
  • O perdão tem poder libertador, Mc 11.24,25.” 24 - Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. 25 - E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.”
CONCLUSÃO: O verdadeiro amor lança fora todo o medo!
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.




Introdução:

O Medo é a Antítese da fé.
“O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo é provocado pelas reações químicas do corpo sendo iniciado com a descarga de adrenalina no nosso organismo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc. Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que possa lhe causar algum mal. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.
“O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psicológico”


“Antítese é uma figura de linguagem que consiste na exposição de idéias opostas”

“Fobia - Em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares.”

O medo gera covardia (v.19),
Tristeza (v.20),
Dúvida quanto a vocação (v.21)
E um espírito magoado, rancoroso e não perdoador (v.23).

O que nos dá capacidade de vencer o medo?


  • A Paz que o mundo dá é apenas ausência de guerra. A paz de Deus excede a todo entendimento. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27”

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7”

3. A oportunidade de viver a alegria do encontro com o Senhor (Jo 20.20) “E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.”



  • O encontro com Deus muda a vida do encontrado completamente, Gn 32.30.”E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.” Gênesis 32:24,32

4. O privilégio de ser cheio do poder e da presença do Espírito Santo (Jo.20.22) “E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”
Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Jó 3:25

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Salmos 91:5

Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares. Provérbios 3:24

O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro. Provérbios 29:25

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! Mateus 14:30

E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Mateus 25:25

E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
Mateus 17:5-7

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Mateus 24:6


Pr. Ferreira






Nenhum comentário:

Postar um comentário