quarta-feira, 16 de novembro de 2011

1ª Lição - Conhecendo Deus


“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” 
(Tiago 4.8a ).


I - Conhecendo Deus, através de suas qualidades.

Deus tem muitas qualidades, através das quais Ele se identifica com os homens, e, ao mesmo tempo, torna-se diferente de todos os seres espirituais.

Você descobre quais são as qualidades de Deus, ao conhecer os seus nomes.Deus mesmo se revela, faz-se conhecer, ao proclamar o seu nome (leia Êxodo 6.2 e 3). O Senhor queria ser reconhecido pelo povo de Israel, através dos seus feitos.

Por que conhecer o Senhor pelo nome? No caso de Deus, é muito mais do que o conjunto de letras do português ou de qualquer outro idioma. É o nome que revela aos homens as qualidades do Criador. Além disso, é uma maneira de se responder quem é o Todo Poderoso.
  1. O seu nome deve ser invocado na adoração (leia Gn 12.8);
  2. O seu nome deve ser temido (leia Dt 28.58);
  3. O seu nome deve ser louvado (leia 2Sm 22.50);
  4. O seu nome deve ser glorificado (leia Sl 86.9);
  5. O seu nome não pode ser tomado em vão (leia Êx 20.7);
  6. O seu nome não pode ser profanado, nem blasfemado (leia Lv 18.21; 24.16);
  7. O seu nome dever ser santificado e bendito (leia Mt 6.9);
Na Bíblia, os nomes de Deus mais comuns são:

Deus - Quando você o encontra no texto bíblico, ele fala do seu poder criativo e total.

Senhor ou Jeová - É Deus relacionado com as pessoas, para ajudá-las e salvá-las.

O vocábulo Deus, com outras combinações, como “altíssimo”,
“suficiente”, “eterno”, e “conosco”, revela as qualidades do Senhor e mostra a sua maneira de agir entre as pessoas.

Senhor - No sentido de governador e dominador, é aquele que exige o serviço e a lealdade do seu povo.

Pai - Mostra que todas as coisas e o ser humano foram criados por Ele e estão debaixo de proteção.

II - Conhecendo Deus, através dos aspectos do seu caráter.

Você também conhece Deus, ao estudar o que Ele é em si próprio,
e em relação ao Universo e aos seres por Ele criados. Tudo isso é
chamado de atributos divinos, ou seja, aspectos do seu caráter.

Existem os aspectos que só Deus possui e nada há que os lembre nos homens ou nos outros seres por Ele criados.

O primeiro deles é a soberania. Significa que Deus é chefe, maioral ou supremo. No universo em que está a terra, só há um dirigente: o Todo Poderoso. Para você isto é encorajador, porque tem a segurança de que nada está fora do controle do Senhor, e os seus planos são, de fato, realizados. Leia o (Sl 103.16).

O segundo aspecto é a eternidade. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele não teve princípio e jamais terá fim. Não se limita ao tempo. Porque é eterno, vê o passado e o futuro de modo tão claro como contempla o presente. Nesta perspectiva, Ele sabe o que é melhor para a vida do crente. Você pode confiar nele. Leia ( Is 44.6).

A onisciência é o terceiro aspecto divino. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada o pega de surpresa. A onisciência do Senhor permite que ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano. Ele perdoa os pecados do homem e o aceita em sua família. Leia (Hb 4.13.

O quarto aspecto divino é a Onipresença. Significa que Deus é  infinito e está presente em todo o tempo e espaço. Ninguém pode se esconder de sua face. Mas a presença do Senhor deve ser experimentada em todo o tempo, para se receber as suas bênçãos de uma maneira bem real. Leia (Jr 23.24). 

Deus tem mais do que o poder necessário para realizar todas as coisas. Isto quer dizer que Ele é Onipotente. 

O quinto aspecto divino e a Onipotente. O crente tem certeza de sua salvação, porque o Senhor é Todo Poderoso. Esta força se manifesta no Evangelho de Cristo, para a salvação dos homens. Veja o que diz a Bíblia em (Rm 1.16): “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”.
Deus mostra a sua Onipotência, através do seu poder de criar: “No
princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1).
O Criador preserva todas as coisas, cuida e manifesta a sua providência para o crente, pela sua Onipotência. Leia ( Hb 1.3 e Fp 3.20-21).

O sexto aspecto divino diz que Ele é imutável. Jamais muda em sua natureza e aspectos. Será sempre bom, justo e verdadeiro. Você pode crer nas suas promessas, porque Ele cumpre todas. Nele, podemos confiar: “Deus não é homem para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Nm 23.19).

Existem, também, os aspectos vistos no relacionamento de Deus com o homem. Eles se manifestam de forma limitada nos outros seres criados.

O primeiro aspecto é a retidão. Ele exige perfeição em todos os que desejam estar em sua presença. Leia (Mt 5.48). É um estilo de vida para ser vivido pela graça de Deus, pois é humanamente impossível ao homem ter a perfeição total de Deus. 

segundo aspecto é a justiça. Deus jamais age com desonestidade. A justiça divina é manifestada no livramento do inocente, na condenação do pecador, no perdão para quem se arrepende, no castigo do ímpio, na salvação do homem e na vitória às causas do seu povo. Leia (2Tm 4.8).

O amor é um outro aspecto divino. Na verdade, Deus é amor. Esta virtude do Senhor é perfeita e infinita. A maior demonstração de amor de Deus foi a de conceder o seu próprio filho para morrer em nosso lugar, através do seu sacrifício na cruz do Calvário. O último aspecto tratado nesta lição é a verdade. Deus é a verdade absoluta. O homem deseja ardentemente encontrá-la. Porém, muitos a procuram em outras fontes. Como você já veio a Jesus, sua busca terminou, pois Cristo é a verdade. Leia ( Jo 8.32).

III - Conhecendo Deus, Jesus e o Espírito Santo.

O Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo existem em unidade e são três
pessoas reais e distintas, porém, conscientes uma da outra. Elas trabalham juntas em favor do ser humano.

Em (Jo 15.16), a afirmação de Jesus: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”, significa que os três são um só Deus. A unidade é resumida em (1Co 8.4): “Não há outro Deus, senão um só”. O Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo existem em um só Deus. Leia (Mt 3.16,17). 

Entre o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo há distinções, sem que isto signifique que eles discordem um do outro, deixem de cooperar entre si em favor dos homens. Eles são distintos, mas em unidade. Leia (1Co 13.13).

a maior dádiva de Deus para com os homens, foi ter deixado  ser conhecido através do seu Filho Jesus.

Que Deus abençoe a cada dia a sua vida  


Fonte: Igreja Batista Renascer

Nenhum comentário:

Postar um comentário