terça-feira, 22 de novembro de 2011

11ª Lição – Conhecendo a Igreja


11ª Lição – Conhecendo a Igreja

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros,
mas concidadãos dos sonhos, e da família de Deus”
(Efésios 2.19).

I - O que é a Igreja?

A palavra “igreja” quer dizer” uma reunião de pessoas chamadas para fora”, ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (espiritual e não fisicamente), para seguirem a Cristo. Os que formam a Igreja são chamados, pela Bíblia, de crentes, irmãos, cristãos, santos, eleitos.

Todos os crentes espalhados pelo mundo formam a Igreja. Ela não está restrita a uma área geográfica e nem a um único povo da Terra. É o seu lado invisível e universal.

Embora a palavra “igreja” seja empregada, em primeiro lugar, para
descrever a totalidade de crentes que vivem em todo mundo, você pode usá-la também para se referir aos cristãos de um determinado lugar, isto é, a “igreja local”.

1. Símbolos da Igreja:

O primeiro símbolo é o corpo. Jesus não está mais presente entre os homens, de forma física, mas em cada pessoa que o recebe, em qualquer parte do mundo, Ele introduz a sua vida, para formar um corpo.

Por Ter a vida em Cristo, a Igreja não é um simples ajuntamento de pessoas, uma associação ou clube. É um organismo, algo que tem existência tal como o corpo humano que é composto de muitos membros e órgãos que funcionam em prol de uma vida comum. Da mesma forma que o ser humano é um, mas, tem milhões de células vivas, assim também é a Igreja. Um só corpo, mas constituído por milhões de pessoas nascidas de novo, por intermédio do Evangelho de Jesus.

Possui também uma cabeça, o próprio Cristo. Ele é o chefe, o guia, o Principal e o Príncipe da Igreja. Leia (Ef 1.22,23 e Cl 1.18).

Outro símbolo é templo. Embora Deus habite em toda parte, Ele se localiza em determinado lugar, para ser encontrado, adorado e louvado. Cada crente é um templo de Deus. Leia (1Co 3.16,17).
Por causa da união e comunhão que os crentes têm com Cristo, a Igreja é simbolizada na Bíblia pela figura de uma noiva.

Em (2Co 11.2), Paulo diz que preparara os crentes de Corinto para os “apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”. Em (Ef 5.25), o apóstolo declara que Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela. A noiva e o noivo anseiam pelo dia em que viverão juntos para sempre. Leia (Ap 22.17).

Outro símbolo da Igreja, o qual se pode destacar na Bíblia, é a família.

Você, agora, é membro da família de Deus.

Porque você foi adotado por Deus leia (Jo 1.12 e 2 Co 6.18);

Porque você deve obediência a Deus leia (Mt 12.50);

Porque você tem uma herança leia (Rm 8.17);

Porque Deus aboliu todas as barreiras que o separavam da humanidade leia (Ef 2.19);

Porque Jesus agora lhe chama “irmão” leia (Hb 2.11).

II - As duas ordenanças da Igreja.

Há duas cerimônias, ordenadas por Cristo, para que os crentes a
pratiquem: o batismo em água, cerimônia de ingresso do novo crente na Igreja e simboliza o início de sua vida espiritual; e a Ceia do Senhor significa a continuação desta vida espiritual. Por isso, o crente deve participar dela, para manter sempre a comunhão com o Senhor Jesus.

Batismo (Mt 28. 18-20)

a) A palavra “batismo” significa “afundar, submergir”, por isso deve ser feito por imersão, como Jesus e os apóstolos fizeram.

b) O batismo é um mandamento de Jesus, que precisa ser obedecido por todos aqueles que desejam seguí-lo de verdade não é uma escolha (Mt 28.18-20), (Mc 16.15-16).

c) O batismo é a nossa identificação pública com Jesus. Morremos para a velha vida assim como Jesus morreu na cruz e ressuscitamos assim como Ele ressuscitou dentre os mortos (Cl 2.12). A prática diária dessa verdade é alcançada através do poder do Espírito Santo quando nos dispomos a dizer “não” as coisas erradas e dizer “sim” ao que agrada a Deus (Rm 6.11-14). Uma nova força do Senhor vem sobre nós após o batismo. As tentações e as provações vêm, mas o Senhor nos fortalece pelo poder do Espírito Santo.

1 - A Ceia do Senhor (1Co 11.23-30).
Na igreja em que você freqüenta, todo mês há o culto de Ceia. Não foi idéia de um homem, mas instituída por Jesus, na véspera da sua crucificação, para os crentes relembrarem a sua morte, através do pão e do vinho. O primeiro simboliza o seu corpo, o segundo, o seu sangue.

Não somente para relembrar a sua morte vitoriosa, mas os crentes
tomam a Ceia para anunciar a Cristo, até que Ele volte (v. 24).
(v.28) Para participar da Ceia, cada um deve examinar-se a si mesmo e remover qualquer impedimento. Esta é uma festa espiritual, na qual os crentes devem participar em atitude solene, meditativa e reverente. 

Não com aparência de santidade, mas como um pecador arrependido e um instrumento para ser usado no testemunho de Cristo aos homens perdidos. Procure se integrar a um grupo musical de sua igreja, para ajudar no louvor a Deus. Seja um aluno assíduo da Escola Dominical da sua igreja, para aprender bem a Palavra de Deus.
Pense por alguns minutos, o que você não administra bem em sua vida, seu tempo, seus talentos, suas finanças, etc. Faça um propósito de colocá-los a serviço da Igreja.
Se você ainda não é batizado em águas, ore a Deus e busque a orientação do líder de sua igreja.

III - Conseqüência do batismo nas águas.

Conseqüências:

1 -Assumir um compromisso com Deus. Na cruz, Jesus fez um compromisso conosco. No batismo, selamos publicamente nosso compromisso com Ele. A partir daí dispomo-nos a amá-lo, servi-lo, obedecer a Ele, consagramo-nos a Ele em uma vida de santidade, fidelidade, sinceridade e obediência total (Mc 12.30);

2- Assumimos um compromisso com a Igreja local, nossa comunidade, que é parte do Corpo de Cristo nesta cidade. Deus nos coloca nela e ali assumimos certas responsabilidades e compromissos, como por exemplo:

a) Submetermo-nos aos presbíteros (pastores) e irmãos que nos ajudam e nos cobrem no Senhor. A obediência traz a bênção e a proteção de Deus sobre nossa vida (Hb 13.17; Rm 13.12). Esta obediência deve ser espontânea, de coração, por amor e para o crescimento na vida cristã;

b) Envolvermo-nos nas reuniões e atividades da igreja, sermos ativos e disponíveis, para que possamos crescer espiritualmente. Cada um faz sua parte para o crescimento da igreja (Ef 4.16).

c) Relacionarmo-nos com os irmãos, procurar amar, perdoar, ser fiel e amigo, não criticar, não contender nem criar barreiras no coração, mas aceitar e respeitar cada irmão (Ef 4.13).

d) Ajudarmos financeiramente a Igreja com nossos dízimos e ofertas. O dízimo é 10% de nossa renda e é destinado ao sustento dos presbíteros, manutenção da Igreja e auxílio aos necessitados (1Co 9.14; Ml 3.8-10). As ofertas são quantias extras dadas com liberdade e com fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário