domingo, 20 de novembro de 2011

4ª - Lição - Conhecendo a Fé


4ª- Lição – Conhecendo a Fé

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se
esperam, e a prova das coisas que se não vêem”
(Hebreus 11.1).

I - O que é a Fé

1- Segundo o dicionário significa “confiança na lealdade, no saber, na veracidade de alguém, ou de alguma coisa.”

2- Segundo Donald Gee: “É a qualidade de fé, às vezes chamada por nossos teólogos antigos de fé miraculosa. Um pouco dessa fé divina, que é um atributo do Todo-Poderoso, posta na alma do homem, que milagre pode produzir”;

3- Conceito Bíblico: Hb 11:1-2; ICo 12:9. Estes textos nos fala da fé e Dom da fé. A fé é a convicção ou certeza daquilo que se espera ou de fatos que não vemos. O dom da fé é a manifestação ampliada, sobrenatural da fé cotidiana.

II - A nossa fé pode ser aumentada.

Se pode ser aumentada, significa também que pode ser diminuída (Lc 17.5). Como podemos aumentar a nossa fé? A resposta é: buscando conhecer a Deus através de Sua Palavra, através de uma vida de comunhão com Ele, mediante a oração, pedindo ao Senhor Jesus para aumentar a nossa fé.

Na proporção que alguém se distância de Deus, tende a enfraquecer na fé. Uma vez enfraquecido, não sentirá mais a alegria das reuniões da Igreja. O brilho da vida de Cristo vai-se apagando e a pessoa irá se tornando mais e mais apática na vida espiritual.



III - Como obtemos a fé?

(Rm 10.14,17) obtemos a fé por ouvir a Palavra de Deus. Ouvindo a Palavra e fazendo uso da mesma em áreas e circunstâncias diferentes da vida diária, crescemos na fé. Daí a necessidade do cristão estar em plena comunhão com a Igreja, sendo participante ativo, não apenas mero ouvinte, mas atuante. Aquele que atua, pratica a Palavra, não ficando a nível de mero ouvinte, crescerá na fé.

IV - Características da fé:

Há muita empolgação em nome da fé, sem na verdade haver fé genuína. Isto produz mal testemunho, porque aquilo que não provém de fé é pecado (Rm 14.23). O cristão precisa ser cuidadoso, prudente, para não viver como a palha dispersa pelo vento, levada por todos os lados, sem direção correta (Tg 1.6).

Fazer alguma coisa em nome da fé, sem se Ter convicção é o mesmo que cair no perigo indicado em (Lc 14.28-30). O texto fala de um homem insensato, imprudente, se tornou alvo de zombaria. Tudo indica que tal homem estava edificando algo em nome da fé, mas não a conhecia verdadeiramente.

Devemos ser cuidadosos na edificação de qualquer coisa na vida
cristã, pois caso não lancemos a base correta para a edificação, poderemos também vir a ser alvo de zombarias, sendo não só desestimulados, mas levados a “esfriar na fé”. Vejamos algumas características da fé:

1- A fé nos leva a praticar as obras, haja visto que a fé sem obra é inoperante (Tg 2.20). Não praticamos obras para alcançar a salvação, mas as praticamos porque somos salvos e a fé nos impulsiona a realizá-las;

2 - A fé nos leva a resistir aos dardos do diabo (I Pe 5.8-9);

3 - A fé nos leva a vencer o mundo (I Jo 5.4). É a fé que nos leva à ler diariamente a Palavra, a Ter uma vida de oração e jejum regulares, estabelecendo assim comunhão com o Senhor Jesus. Todo este processo contribui para aumentar a fé.

4 - A fé firme, fundamentada, é a base da vida cristã (ICo 16.13).

5- A fé nos justifica perante o Senhor (Rm 5.1). Uma vez justificados, vivemos pela fé. (Rm 1.17). Sem fé não teríamos a mínima condição para caminhar neste mundo, triunfando sobre os nossos inimigos, pois o mundo jaz nas mãos do maligno (IJo 5.19). Sem a fé não seríamos mais que vencedores.

Todos os personagens citados abaixo foram exemplos de fé em sua geração. Considerando os seus testemunhos, aprenderemos a confiar em Deus.
Vejamos:

1 Calebe (Nm 13.30);

2 Sadraque, Mesaque e Abde-Nego (Dn 3.17);

3 Barnabé (At 11.24);

4 Estevão (At 6.5);

5 Abraão (Hb 11.8-10).

Muitos cristãos têm procurado agradar a Deus com palavras, com obras, com votos e de várias formas diferentes. Mas a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.16). Se desejamos agradar a Deus, significa que precisamos Ter fé, uma fé sincera, ainda que por vezes pequena.

A fé é o firme fundamento, não é qualquer fundamento, mas o fundamento que firma, que estabelece o fundamento essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário