segunda-feira, 21 de novembro de 2011

5ª Lição - Obediência


5ª Lição – Obediência

“ Porém Samuel disse: Tem por ventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15.22).

I - Exemplos de obediência.
A obediência é uma virtude exemplificada em todos os livros da Bíblia. Nela, você também encontra registros sobre a desobediência e suas funestas conseqüências. Cabe-nos olhar para estes exemplos e tirarmos lições que nos ajudem a colocar em prática a obediência e não repetir os erros dos que não souberam honrar a confiança de Deus.

1. A obediência de Abraão.
Deus fez uma determinação ao patriarca, baseada em algumas condições: Quais foram? Leia (Gn 12.1). Você descobriu que Abraão devia deixar a sua terra, a sua parentela, a casa de seus pais e seguir para uma terra distante, a qual não conhecia.

Estas condições implicavam basicamente numa coisa: obediência exclusivamente da direção de Deus. Você descobriu ainda, que a obediência não impõe só condições, mas traz também privilégios. Abraão seria pai de uma grande nação, abençoado, engrandecido e uma bênção para todas as famílias da terra. E mais: aqueles que o abençoassem seriam abençoados; os que o amaldiçoassem, amaldiçoados.

Vale lembrar, por conseguinte, que todas as vezes em que Deus determinou alguma coisa a alguém, o intuito não era o obedecer  por obedecer, ou simplesmente para fazer valer a sua soberania. Havia um propósito preestabelecido. Neste caso, o propósito maior era formar uma nação pela qual o redentor, Jesus Cristo, viesse ao mundo.
Se Abraão não obedecesse, ficaria privado de ter o privilégio de constar em sua biografia o registro de progenitor da raça judaica que trouxe o Salvador da humanidade. Outro fato a destacar é que a obediência do patriarca não foi um fato robótico, como se não tivesse personalidade. Ele o fez por saber a quem estava obedecendo e movido pela fé. Por isso, seu nome consta na galeria dos heróis da fé, em Hebreus 11.

Não obstante Abraão ser um exemplo de obediência, houve um momento em sua vida cuja precipitação trouxe conseqüências drásticas que repercutem até os dias de hoje. Foi quando Deus lhe prometeu um filho em sua velhice. Leia (Gn 15.1-16.1-16).

Induzido por Sara, sua mulher, que já não acreditava mais em sua
capacidade de gerar, nem mesmo por intervenção divina, Abraão acabou tendo um filho com sua serva Agar, fora do plano de Deus. O resultado é que logo surgiram os conflitos, principalmente depois que nasceu Isaque, o filho da promessa. Para resumir, ainda hoje as conseqüências aí estão, com as hostilidades entre árabes, descendentes de Ismael, e israelenses, de Isaque.

II - A quem devemos obedecer?

A partir dos exemplos acima, surge então a pergunta: a quem devemos obedecer? Nossa obediência é a Deus, em primeiro lugar. Mas como obedecer-lhe, sendo Ele Deus invisível e transcendente?

1. Devemos obedecer a Deus através da sua Palavra. Não obstante a sua transcendência, ou seja, a sua elevada posição como Criador de todas as coisas, que habita num alto e sublime trono, Deus se revelou a nós através de sua palavra e de Jesus Cristo, seu Filho. Portanto, ao estudarmos a Bíblia, descobrimos os princípios que Ele estabeleceu para reger a nossa vida, como cristãos, neste mundo.

A Palavra de Deus é a nossa regra áurea de fé, o padrão de obediência para com Deus. O Espírito Santo, por sua vez, ilumina a nossa mente e nos ajuda a descobrir como por em prática em nosso cotidiano os mandamentos bíblicos. Ele é o melhor interprete das Escrituras.

2. Devemos obedecer às autoridades espirituais constituídas sobre nossas vidas. (Hb 13.17).

3. Obedecer às autoridades constituídas no país (1Pe 2.13-14; Rm 13.1-7).

4. Na família: Esposas aos esposos (Ef 5.24) e filhos aos pais
(Cl 3.20).

III - A desobediência.

O Senhor Jesus abomina a desobediência, pois ela se originou em
Satanás que desobedeceu e se rebelou contra Deus, sendo por isto julgado e expulso de sua presença (Is. 14.12-15). A desobediência traz morte espiritual e maldições, provoca a ira de Deus e impede as bênçãos (Dt 11.26-28; 1Sm 12.15).

IV- Efeitos da obediência.

Para finalizar, veja, na Bíblia, os efeitos da obediência na vida dos que a praticam:

1. Os que obedecem a Deus têm o Espírito Santo.
“E nós somos testemunhas acerca destas palavras. Nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”
(At 5.32).

2. Os que obedecem a Deus são inabaláveis.
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24)

3. Os que obedecem a Deus são conhecidos. “Quanto à vossa obediência é ela conhecida de todos. Comprazo-me pois em vós, e
quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal” (Rm 16.19).

4. Os que obedecem a Deus o glorificam.
“Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos” (2Co 9.13).

5. Quem obedece à Deus é irrepreensível.
“ De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor... para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Fp 2.12-15).

6. Traz bênção familiar (Dt 5.29).

7. A chave do crescimento espiritual (Jo 7.17; 2Pe 3.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário